Escola de Praia Grande faz exposição de temas sociais
14/11/2018 09:19 em Notícias

Alunos da EE Júlio Pardo Couto (Av. Júlio Prestes de Albuquerque, 934 - Vila Mirim), em Praia Grande, realizam hoje uma exposição de trabalhos escolares sobre assuntos de interesse social.

Cada turma desenvolveu um diferente tema no decorrer do segundo semestre, com a apresentação dos trabalhos no encerramento da 4ª Semana Jovem Protagonista Cidadão (JPC). A mostra ficará aberta ao público das 10 às 12h e das 14 às 16h.

No período da manhã, despedindo-se da Educação Básica, a 3ª série do Ensino Médio montará um “túnel do tempo” da história política recente do Brasil. Os jovens preparam bótons dos “Fiscais do Sarney” contra o aumento de preços, uma faixa exigindo “Diretas Já” e um pau-de-arara - instrumento de tortura usado no período da ditadura militar. Ex-presidentes nacionais também viraram arte, com releituras inspiradas no estilo Romero Britto.

A turma da 2ª série do EM abordará temas como homossexualidade, racismo e preconceito social. Já a 1ª série, tratará de ética e respeito - conceitos a serem aprendidos para a vida fora do ambiente escolar.

Ainda pela manhã, as três classes do 8º ano do Ensino Fundamental apresentam produções artísticas referentes à família e ainda fazem uma exposição com objetos utilizados no século XX e que não são mais usados nos tempos atuais, como vídeo-cassete, vitrola, discos de vinil, mimeógrafo entre outros.
“Eles aprenderam que seus pais utilizavam coisas que caíram em desuso neste terceiro milênio”, ressalta a coordenadora pedagógica da unidade, Regina Célia Pereira Andrade.

As turmas da tarde também apresentam suas produções. Com o tema Meio Ambiente, 6º ano transformou sucata em brinquedos, que estão expostos ao público. A necessidade de preservação do patrimônio público é o tema dos 9os anos, enquanto nas turmas de 7º ano o assunto é Esporte e Saúde.

“É uma oportunidade de os alunos colocarem em prática tudo aquilo que desenvolveram com empenho no decorrer do ano”, concluiu a diretora Acássia Regina da Silva.

Exposição paralela

Além dos temas propostos pela equipe pedagógica, um sala da unidade escolar será reservada exclusivamente para um exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos.

Em sua quarta edição, a Semana JPC (Jovem Protagonista Cidadão) é um projeto idealizado pela EE Prof. Júlio Pardo Couto envolvendo alunos de 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, com atividades transdisciplinares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Ciências, Arte, Biologia, Química, Física, Filosofia e Sociologia.

Com informações do diariodolitoral.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE